
Got Fangs (a tradução seria mais ou menos como “Tem presas?”. Provavelmente uma sátira a propaganda americana famosa “Got Milk?”) conta a história de Francesca Getti, uma garota de dezesseis anos que quer ter uma vida normal, onde ela seria apenas mais uma na multidão... pois assim ninguém saberia o quanto esquisita ela é.
Arrastada pela Europa por sua mãe para se juntar a uma Feira Gótica (um grupo viajante de psíquicos, mágicos e uma variedade de outras esquisitices), Fran tem que lidar não só com a angústia normal de sempre ser um peixe fora d'água, mas também com o fato de ser uma psicometrista (capacidade de subtrair de alguém ou de algo seus pensamentos, sentimentos e passado).
Com a ajuda de seus poderes, Fran começa a procurar o autor de roubos realizados na feira. Entre as investigações, ela tem que aprender a lidar com uma amiga imortal, uma chefe leitora de mentes, uma mãe bruxa, um demonologista que pensa ser Elvis Presley e um Moravian Dark One (Vampiro) chamado Benedikt, que afirma que Fran é a chave para a redenção de sua alma.
Spoilers!
O livro tem uma história fraca, mas não é exatamente ruim. Quase todos os clichês de histórias sobrenaturais foram colocados no livro, o que deixa muito claro o desfecho da história antes mesmo dela acontecer.
Apesar disso, a trama é leve, o texto simples de se ler e a autora mostrou criatividade ao criar os personagens. Durante toda a história existem pontas de humor e pontuais romances.
A personagem principal, Fran, é carismática. Mas, apesar, disso eu poderia dizer que ela se encaixa bem ao “padrão adolescente” de hoje: descontente grande parte do tempo, costuma reclamar da vida e constantemente se menospreza, achando que devido ao seu problema é uma aberração.
Algo que me incomodou no livro foram os diálogos em excesso. Mesmo melhorando um pouco do meio para o fim, eu não sou muito fã desta forma de escrita. Prefiro textos mais narrativos e descritivos.
A Feira Gótica (que por diversas vezes me lembrou um circo) é o único cenário da trama, não existem aquelas “famosas” cenas no colégio, numa clareira... nada disso. Tudo se passa na feira e nos seus arredores. Por mais que pareça limitado, o local é interessante, cheio de peculariedades.
O par romântico de Fran é o carinhoso, misterioso e super protetor Benedikt. Na história o que chamamos de “vampiro” significa, na verdade, Moravian Dark One, e Ben é um deles. Ele tem pelo menos 300 anos e é filho de uma humana com um Dark One.
De acordo com Ben, sua alma só será redimida quando ele se juntar a sua Amada... que é Fran. Aí está um ponto chave: como ele sabe que ela é a sua Amada? Acredito que a autora tenha deixado o assunto “no ar” para ser mais aprofundado nos próximos livros, mas ficou estranho a Fran nem sequer se perguntar sobre isso.
Em meio a inúmeras brigas e conversas engraçadas, Ben e Fran formam um casal agradável, sem aquelas cenas água com açúcar comuns. Os clichês ficam mesmo a cargo de um amigo ciumento, uma mãe bruxa destrambelhada, um pai ausente, uma mocinha principal com problemas de identidade entre outros.
Eu recomendo o livro para aqueles que não têm muita experiência com este tipo de leitura e está sendo introduzido aos enredos sobrenaturais agora, pois a história mesmo redondinha é fraca. Vale como umas horinhas de diversão, nada mais.
A Katie Maxwell vai lançar em novembro de 2010 um livro contendo os dois primeiros livros da série, Got Fangs e Circus of the Darned (2° livro), além de um novo glossário e notas da autora, chamado Confessions Of a Vampire's Girlfriend. Provavelmente vai valer mais a pena comprar essa nova edição.
Ficha Técnica
Tìtulo Original: Got Fangs?
Autor: Katie Maxwell
Ano de lançamento: 2005
Editora: Smooch
Ficha Técnica
Tìtulo Original: Got Fangs?
Autor: Katie Maxwell
Ano de lançamento: 2005
Editora: Smooch
Fonte: NaPrateleira.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe seu comentário e volte assim que possível para ler a resposta^^